Colégio Exemplo. Referência em educação no Brasil.

Maria Inês Fini é a nova presidente do Inep, órgão que cuida do Enem

A educadora Maria Inês Fini é a nova presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de acordo com a assessoria do Ministério da Educação (MEC).

O órgão, vinculado ao MEC, é responsável pela elaboração e aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros.

Maria Inês é doutora em educação, pedagoga, professora e pesquisadora de psicologia da educação, psicologia do desenvolvimento e social, especialista em currículo e avaliação.

A nova presidente do Inep já teve passagem pelo instituto entre 1996 e 2002, quando foi diretora de Avaliação para Certificação de Competências, sendo responsável pela criação e implementação do Enem e do Encceja e foi Diretora do PISA no Brasil. 

Entre 2003 e 2006, desenvolveu e coordenou projetos para a implantação de Sistemas de Avaliação em larga escala para sistemas de ensino, prefeituras e secretarias de estado da educação. Entre 2007 a 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB) no governo de São Paulo, criou e coordenou o Projeto São Paulo Faz Escola, responsável pela reestruturação do currículo e do sistema de avaliação Saresp da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.

Ex-integrantes de gestões do PSDB em SP 
Maria Inês Fini vai formar, ao lado de Maria Helena Guimarães, uma dupla de mulheres ex-integrantes de gestões do PSDB em São Paulo. Maria Helena será a secretária-executiva do Ministério da Educação. 

Maria Helena Guimarães foi secretaria estadual de educação na gestão Serra, tendo assumido o cargo no governo paulista em julho de 2007. Maria Helena já havia sido, no início dos anos 90, secretária de educação em Campinas durante o mandato de Magalhães Teixeira (PSDB), tendo também ocupado cargos no MEC durante a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).